O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Matéria
 
Título: Campanha internacional defende abordagem positiva na luta contra o câncer Data: 30/01/2015
 

O Dia Mundial do Câncer, em 4 de fevereiro, pretende mostrar a importância de uma atitude pró-ativa no combate à doença, destacando que as soluções existem e estão cada vez mais disponíveis. Com o slogan em inglês "Not beyond us”, a campanha defende que as escolhas saudáveis, a detecção precoce, a universalização do tratamento e a busca pela qualidade de vida do paciente são realidades possíveis e devem estar ao alcance de todos.

O oncologista Fernando Cotait Maluf, diretor do Centro Oncológico Antonio Ermírio de Moraes, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, acredita que a campanha aponta uma perspectiva afirmativa para vencer o câncer. "Os quatro pilares – prevenção, detecção precoce, acesso ao tratamento e bem-estar pacientes, familiares e cuidadores – são conceitos fundamentais, mas que ainda precisam ser conquistados integralmente”, destaca o médico.

O tema da campanha em 2015 vai de encontro a um polêmico estudo divulgado recentemente pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que afirmou que dois terços dos casos de câncer aparecem por causa de mutações aleatórias na divisão celular natural do organismo. A pesquisa foi duramente criticada pela Organização Mundial da Saúde. "Esse estudo permite um avanço no que entendemos sobre o papel que as mutações aleatórias nos casos de câncer, mas ainda se acredita que os fatores de risco sejam importantes para o aumento das chances da doença,” ressalta Fernando Maluf.

Os números divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, no ano passado, revelam um aumento nas taxas de mortes entre 2011 e 2012 no Brasil, em consequência de diferentes carcinomas. Segundo Atlas da Mortalidade, a taxa de mortes a cada 100 mil homens subiu de 100,47 para 103,2; a cada 100 mil mulheres cresceu de 83,99 para 86,92.

Os tipos de tumores que mais atingem os homens são o de pele, pulmão, próstata, esôfago e fígado. Já entre o sexo feminino, além do câncer de pele, o tumor de mama é o mais letal, seguido de pulmão, colo do útero, estômago e cólon. 

Dia Mundial do Câncer 2015 - Conceitos

- Escolhas de Vida Saudável
A campanha pretende conscientizar as pessoas para fazer escolhas saudáveis e reduzir os fatores de risco sociais e ambientais para o câncer.

- Detecção Precoce
A garantia à disponibilidade e ao acesso a programas de detecção precoce dos tumores pode reduzir significativamente a incidência do câncer em todos os países.

- Tratamento para Todos
A campanha defende que todas as pessoas tenham direito de acesso ao tratamento de qualidade contra o câncer, com serviços em condições de igualdade, independentemente do local onde vivam e sem sofrer dificuldades econômicas como consequência.

- Qualidade de Vida
Uma das bandeiras da campanha do Dia Mundial do Câncer 2015 é garantir a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores. Compreender e responder a todo o impacto do câncer no bem-estar emocional, mental e física traz benefícios ao tratamento.

Fonte: Oncoguia
 
Home | Quem Somos | Casas de Apoio | Hospitais | Câncer Infantil | Direitos |Contato
©2011. Todos os direitos reservados ao Instituto Arthur Amorim. Este conteúdo só pode ser publicado ou retransmitido com a citação da fonte
Av. Brasil, 532 A - Poço - Maceió - Alagoas - CEP 57025-070 Fone: (82)3320 - 4200