O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Matéria
 
Título: Nossa missão é exterminar o câncer" Data: 23/04/2012
 

Nossa missão é exterminar o câncer", diz diretora do hospital americano MD Anderson

 

 

O MD Anderson Cancer Center, da Universidade do Texas, acaba de firmar um contrato de dez anos com o Hospital Israelita Albert Einstein no Brasil. A parceriatem como objetivo implementar no hospital brasileiro um programa de tratamento oncológico similar ao que já é feito no MD Anderson. Desde que o ranking da US News & World Report foi criado, em 1990, a instituição sempre foi classificada como um dos dois melhores hospitais do país, e em primeiro lugar oito vezes nos últimos 10 anos.
Em entrevista ao site de VEJA, Margaret B. Row, vice-presidente de programas clínicos globais do MD Anderson, explica por que a instituição é considerada referência mundial em oncologia e fala sobre a ambiciosa missão do hospital: exterminar o câncer.

O que faz do MD Anderson referência mundial no tratamento do câncer? Nosso principal diferencial são as equipes multidisciplinares, onde vários profissionais de diversas áreas trabalham juntos para descobrir qual o melhor tratamento para um paciente. Como o MD Anderson é uma instituição dedicada exclusivamente ao câncer, todos os funcionários vão para o trabalho com um foco exclusivo: tratar a doença. É nosso único objetivo. Há ainda o trabalho completamente integrado entre as equipes clínica e a de pesquisa. Um sabe o que o outro está fazendo e quais são suas necessidades. Assim, é possível desenvolver protocolos de estudo que atendam às necessidades da clínica, por exemplo.

Como é feito o atendimento multidisciplinar?
Vou dar, como exemplo, uma paciente com câncer de mama. No MD Anderson, as especialidades são divididas em centros - então, temos o Centro de Mama. É nesse local que a paciente fará sua primeira consulta. Provavelmente, ela será atendida, nessa primeira consulta, por um cirurgião, por um clínico e por um radiologista. Depois de analisarem a paciente, eles se reúnem para discutir qual a melhor opção de tratamento. Nessa equipe multidisciplinar estão incluídas ainda diversas outras especialidades, como nutrição, fisioterapia e psicologia.

Existe alguma outra parceria similar à feita com o Hospital Albert Einstein? Exatamente como essa, não. Nossa parceria com o Einstein será feita de maneira muito próxima, nós vamos ajudá-los a montar uma prática multidisciplinar similar à nossa. O MD Anderson trabalha com diversas outras instituições pelo mundo, mas de diversas outras maneiras, como colaboração em pesquisas.

O que é mais importante quando se é o melhor hospital em câncer no mundo? Entre outras coisas, nossa missão: curar, exterminar o câncer.

E isso é possível? Tudo é possível. Existem alguns cânceres que têm cura. Alguns cânceres de infância, alguns linfomas, podem ser curados. É tudo uma questão de encontrar maneiras de detecção precoce, de se fazer o tratamento certo. E isso é possível com uma equipe multidisciplinar. Acredito que, com essa abordagem, o câncer deixará de ser uma doença letal e deverá se tornar uma doença crônica, como o diabetes.
 
Fonte: Revista VEJA
 
Home | Quem Somos | Casas de Apoio | Hospitais | Câncer Infantil | Direitos |Contato
©2011. Todos os direitos reservados ao Instituto Arthur Amorim. Este conteúdo só pode ser publicado ou retransmitido com a citação da fonte
Av. Brasil, 532 A - Poço - Maceió - Alagoas - CEP 57025-070 Fone: (82)3320 - 4200