O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Matéria
 
Título: Literatura infantil auxilia no tratamento contra o câncer Data: 23/04/2012
 

Literatura infantil auxilia no tratamento contra o câncer

 

No dia 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. A literatura infantil contribui para a formação das crianças, pois desperta a imaginação para a descoberta do “novo” e o gosto pela leitura. Além disso, ela pode desenvolver sentimentos, emoção, expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.

Por isso, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) realiza aos pacientes assistidos pela entidade, a leitura de histórias infantis através do grupo Doutores da Amizade com objetivo de estimular a imaginação das crianças e distraí-las no momento do tratamento. “Nós nos fantasiamos de acordo com os personagens, ou às vezes, fazemos teatro de bonecos, tudo para trazer mais alegria e diversão a nossas crianças”, afirmou Fran Almeida, uma das responsáveis pelo grupo. Além das histórias, as crianças participam de brincadeiras e pinturas.

As recreações são realizadas tanto na RFCC como nas enfermarias do Hospital São Marcos, quando estão internadas. Para Silvane Silva, também responsável pelo projeto, as narrações auxiliam nas explicações sobre o ambiente hospitalar como alimentação, internação e tratamento. “Contar histórias para as crianças é uma forma de explicar algumas coisas, até então incompreensivas, sobre esse momento difícil que elas estão passando”, ressalta.

Para as Doutoras da Amizade, as histórias despertam a atenção tanto das crianças como dos adolescentes. O pequeno Filipe Wiliam, de 5 anos, fala que gosta de histórias engraçadas e que tenha animais. “Eu gosto muito de escutar histórias, principalmente a dos Três Porquinhos”, disse o menino. Já Luíza Milena, de 13 anos, gosta de histórias porque descobre coisas novas, viaja no mundo da imaginação o que ajuda a passar o tempo. “Minha história preferida é a Procura da Dona Esperança”.
Fonte: Oncoguia
 
Home | Quem Somos | Casas de Apoio | Hospitais | Câncer Infantil | Direitos |Contato
©2011. Todos os direitos reservados ao Instituto Arthur Amorim. Este conteúdo só pode ser publicado ou retransmitido com a citação da fonte
Av. Brasil, 532 A - Poço - Maceió - Alagoas - CEP 57025-070 Fone: (82)3320 - 4200